Ucrânia tentou derrubar helicóptero presidencial que transportava Putin em um ataque de drones
Apesar do ataque massivo e inesperado, nenhum drone atingiu o helicóptero presidencial. Mas o susto foi grande, segundo os assessores
Blog do Zamataro|Do R7

Um ataque até então sem precedentes quase mudou o rumo da guerra entre Rússia e Ucrânia durante essa semana. A informação foi divulgado neste domingo (25).
O incidente começou na terça-feira (20) quando o presidente Vladimir Putin viajou para a região de Kursk, na Rússia, pela primeira vez desde que área foi totalmente libertada do exército ucraniano. O evento reuniria representantes dos governos locais.
Yury Dashkin, comandante de uma divisão de defesa aérea, disse que quando o helicóptero presidencial se aproximava da região virou alvo de um “enxame de drones” da Ucrânia e ele teve que agir rapidamente em conjunto com o exército.
Em entrevista a um canal russo, Dashkin disse: “Gostaria de enfatizar o fato de que a intensidade dos ataques durante o voo da aeronave do comandante supremo sobre o território da Região de Kursk aumentou significativamente”.
E completou que as unidades de defesas tiveram que “conduzir, simultaneamente, o combate antiaéreo e garantir a segurança do helicóptero presidencial no ar”. “A tarefa foi cumprida. O ataque dos drones inimigos foi repelido, com todos os alvos aéreos atingidos”, disse.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que o aumento dos ataques de drone era uma tentativa de sabotar as negociações de paz entre Moscou e Kiev, mediadas pelos EUA.
“O compromisso fundamental da Rússia com a busca construtiva por uma solução pacífica por meio do diálogo permanece inalterado.”
Nem o Kremlin, nem o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky comentaram o incidente.
A segurança de Putin foi novamente reforçada.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp