Força Nacional vai atuar em terras indígenas de 3 estados durante eleições neste domingo
Segundo o Ministério da Justiça, a equipe atuará em apoio à Justiça Eleitoral para ‘garantir o bom andamento do processo’
Eleições 2024|Do R7, em Brasília

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional em terras indígenas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul durante as eleições municipais deste domingo (6). Segundo a pasta, a equipe atuará em apoio à Justiça Eleitoral para “garantir o bom andamento do processo”. A solicitação da Força Nacional foi feita por meio de portarias da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Polícia Federal e do governo do Rio Grande do Sul.
Veja mais
No domingo, 155.912.680 eleitores aptos a votar vão às urnas para eleger representantes aos cargos de prefeito e vereador em 5.569 municípios De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as eleições contam com 463.388 candidatos registrados.
No Mato Grosso do Sul, As operações da Força Nacional vão abranger as aldeias indígenas do Cone Sul e os municípios Ponta Porã, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Itamarati, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Douradina. Já no Paraná, a atuação será na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, e, no Rio Grande do Sul, nas terras indígenas Cacique Doble, Guarita, o Grande do Rio Forquilha, Nonoai, Três Palmeiras, Rio dos Índios e Gramado dos Loureiros.
A pasta informou, ainda, que a atuação da Força Nacional em qualquer parte do país é estritamente condicionada à solicitação expressa dos governadores dos estados e do Distrito Federal ou de ministros de Estado. “As ações têm caráter subsidiário e devem seguir planejamento previamente estabelecido pelos órgãos que solicitaram o apoio”, disse.
Eleições municipais
Do total das candidaturas para os cargos de prefeito e vereador nas eleições muncipais deste ano, 93,23% (431.980) são candidaturas para vereador, enquanto 3,36% (15.573) concorrem a prefeito e 3,41% (15.814) a vice-prefeito.
Em comparação com as eleições municipais de 2020, o número de candidatos diminuiu 7,2%. Naquele ano, o país teve 499 mil candidatos. Para as prefeituras, o número de concorrentes caiu de 18.416, em 2020, para 15.573 em 2024. O mesmo ocorreu para o cargo de vice-prefeito, que teve 15.814 candidatos este ano, contra 18.434 no pleito anterior (leia mais aqui).