Dinheiro esquecido: veja como consultar e fazer resgate automático
Segundo Banco Central, instituições financeiras ainda precisam devolver R$ 9,1 bilhões aos brasileiros
Economia|Do R7

O Banco Central liberou nesta terça-feira (27) o resgate automático do dinheiro esquecido em instituições financeiras. A medida faz parte de um nova etapa do programa, que ainda tem R$ 9,1 bilhões disponíveis para devolução.
De acordo com o BC, a ideia é facilitar a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome. A adesão ao serviço é facultativa.
Leia mais
A novidade modifica somente a forma de solicitar o dinheiro de volta. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, após habilitar o recebimento automático, o dinheiro, quando disponível, vai direto para uma conta associada.
Veja como fazer a solicitação automática
Para consultar se há um valor a receber, o cidadão precisa ar o site do Banco Central.
A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas que possuem chave Pix do tipo F. Aqueles que ainda não têm devem cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
Para realizar o procedimento, é preciso que o cidadão siga os seguintes os:
- Habilite o o ao SRV (Sistema de Valores a Receber) com uma conta Gov.br de nível prata ou ouro e ative verificação em duas etapas;
- Clique na opção “Solicitação automática via SRV” e habilite a opção “Receber valores automaticamente”;
- Autorize o uso da chave Pix e preencha os dados de contato, caso a instituição precise falar com você sobre a devolução.
O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. O Banco Central reforça que não enviará avisos informando a existência de algum valor devolvido.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp