Avião de nariz para cima: aeronave da Azul Conecta fica ‘empinada’ em Viracopos
Durante preparação para trajeto até o Rio de Janeiro, aeronave inclinou e encostou a cauda no solo; ninguém se machucou
Cidades|Do R7, em Brasília

Um avião modelo Cessna C208EX Grand Caravan, operado pela Azul Conecta, apresentou uma falha durante os procedimentos prévios à decolagem no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), neste sábado (24). Ele acabou ficando ‘empinado’ ainda na pista.
O incidente ocorreu no momento em que o voo AD5144 seria preparado para seguir até o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A aeronave inclinou para trás, deixando a cauda em contato com o chão e a roda do trem de pouso dianteiro suspensa. Informações preliminares apontam para um possível desbalanceamento de peso como fator envolvido na ocorrência.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a causa exata da falha.
Apoio para evitar instabilidade
Especialistas do setor explicam que esse tipo de aeronave costuma utilizar uma haste de apoio na parte traseira durante o tempo em solo, justamente para evitar esse tipo de instabilidade.
Segundo o portal Aeroin, referência no setor de aviação, esse dispositivo é considerado uma precaução padrão para o modelo.
Em nota, a Azul informou que a aeronave foi estabilizada e ará por inspeção técnica. Os ageiros desembarcaram com segurança e foram direcionados para outras opções de voo. “A empresa adota medidas preventivas com foco total na segurança de suas operações”, disse a companhia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp