Brasil sinaliza para transição energética em nova carta da COP30
Terceiro documento apresenta intenção de antecipar negociações da Cúpula em Belém, em destaque no combate à crise climática
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

Uma indicação de apoio à transição energética e a intenção de antecipar negociações para os acordos da COP 30 foram indicadas nesta sexta-feira (23) em uma nova carta da presidência brasileira da Cúpula do Clima.
O documento, assinado pelo embaixador André Corrêa do Lago, indica que a transição energética — mudança para reduzir a forma de consumo energético, e tem como principal destaque os combustíveis fósseis — será uma das prioridades na agenda da COP em Belém. A carta, contudo, não faz uma citação contundente ligada aos combustíveis.
“Adaptação e transição justa são temas que merecem especial atenção frente aos impactos da mudança do clima sobre as populações mais vulneráveis”, diz o embaixador no novo documento.
A carta também cita a proposta de triplicar a capacidade global de energia renovável, dobrar taxa de melhoria da eficiência energética e promover uma transição energética justa.
O documento ainda coloca a conferência do clima de Bonn, prevista para o próximo mês na Alemanha, como um espaço para antecipar negociações e acordos ao clima.
Segundo o documento, a intenção é levar para o evento uma proposta de “mutirão” contra a crise climática, voltado para três propostas de negociação:
- Programa de Trabalho dos Emirados Árabes sobre Transição Justa,
- Indicadores Globais de Adaptação
- Diálogo dos Emirados Árabes sobre a implementação do Balanço Global do Acordo de Paris.
LEIA TAMBÉM
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp