Teto de juros do crédito consignado do INSS cai para 1,72% ao mês
É a sexta vez que o Conselho Nacional de Previdência Social aprova a redução do limite da taxa para aposentados e pensionistas
Conta em Dia|Ana Vinhas, do R7 e Ana Vinhas

O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) reduziu o teto de juros para o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O novo limite ou de 1,76% para 1,72% ao mês, uma queda de 0,04 ponto percentual. Para o cartão de crédito consignado a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês.
A medida foi aprovada nesta quarta-feira (28) em reunião do colegiado que tem representantes do governo, dos trabalhadores, dos aposentados e dos empregadores (comércio, indústria e setor financeiro).
As novas taxas máximas de juros começam a valer após cinco dias úteis a partir da publicação da resolução do CNPS.
Segundo o Ministério da Previdência Social, as mudanças acompanham a redução da Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central (BC), que caiu para 11,25% no último dia 31 de janeiro.
O consignado é oferecido a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Pelo fato de o valor ser descontado diretamente na folha de pagamento, trata-se de uma opção de empréstimo fácil e com juro baixo.
Quatro em cada dez aposentados e pensionistas têm crédito consignado. De um total de 39 milhões de segurados, 15.290.753 já fizeram empréstimo na modalidade, que tem juros mais baixos. Mas todo cuidado é pouco na hora de contratar o crédito. Os aposent...
Quatro em cada dez aposentados e pensionistas têm crédito consignado. De um total de 39 milhões de segurados, 15.290.753 já fizeram empréstimo na modalidade, que tem juros mais baixos. Mas todo cuidado é pouco na hora de contratar o crédito. Os aposentados e pensionistas devem desconfiar de promessas de vantagens exageradas. O alerta é da Febraban (Federação Brasileira de Bancos)
Compare as taxas
No aplicativo Meu INSS, estão disponíveis as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. Os segurados podem consultar em qual banco a taxa de juros está mais favorável e fazer a portabilidade do empréstimo.
No aplicativo ou site, ao selecionar o serviço "Extrato de empréstimos", opção "Instituições e taxas", os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.
Redução
É o sexto recuo desde março de 2023, quando foi estabelecida uma mudança do limite para o empréstimo com desconto em folha, de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o governo federal e os bancos.
Depois desse prazo, bancos e instituições financeiras ficam proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos.
Segundo o ministério, um grupo de trabalho vai estudar a criação de uma metodologia para fazer as reduções de maneira automática.