Ursos europeus ‘competem’ para ver quem consegue dormir por mais tempo
O animal que acordar da hibernação depois dos outros competidores será coroado rei ou rainha do ano
Internacional|Do R7

Um torneio anual coloca ursos em hibernação para competir. Nessa disputa, quem consegue dormir mais é o “vencedor”. A competição é realizada por ursos de toda a Europa e já está rolando nos campos do continente.
“O urso mais sonolento vence. Aquele que permanecer dormindo por mais tempo é coroado rei ou rainha do ano”, diz Claire La, chefe de comunicações da Four Paws, grupo internacional de bem-estar animal que organiza a competição.
Este ano, a disputa conta com 23 animais espalhados em seis santuários de ursos na Europa. Todos os competidores são ursos-pardos-europeus.

Outro traço comum entre eles é que todos foram todos resgatados do cativeiro e não podem retornar à natureza. Alguns dos ursos são mais dependentes de humanos do que outros.
Segundo La, os ursos nos santuários geralmente começam a hibernar entre outubro e novembro.
Leia mais
“Alguns ursos preferem fazer suas próprias tocas, e alguns ursos preferem que nós forneçamos as tocas para eles, para que eles não façam nenhum trabalho. Eles ficam tipo ‘obrigado pela minha cama e boa noite’”, disse.
Os ursos podem hibernar até abril e não acordam sempre no mesmo horário todos os anos, então os resultados dessa competição não são fáceis de prever.
Até agora, mais da metade dos ursos acordou. Para que sejam desclassificados da competição, eles precisam ficar acordados por cinco dias consecutivos.
Mas por que a competição, chamada March Napness, existe? A proposta é que os humanos conheçam um pouco mais sobre esses animais, o que ajuda em sua preservação, e ainda possam ser inspirados por eles.
“Acho que eles podem realmente ajudar a trazer de volta o movimento de que o sono é um autocuidado e que não há mal nenhum em tirar uma soneca quando você precisa”, disse La.