Maus-tratos: cem cães são resgatados de casa com carcaças de animais mortos no DF
Animais apresentavam magreza, feridas pelo corpo e suspeita de zoonoses; tutora foi presa em flagrante
Brasília|Do R7, em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação, na manhã desta terça-feira (14), contra maus-tratos a cem cachorros em uma casa na Candangolândia. Os cães foram encontrados em um ambiente com fezes, urina, carcaças de outros animais mortos e infestado de pulgas, carrapatos e sarna. Segundo os agentes, muitos deles apresentava magreza, feridas espalhadas pelo corpo e suspeita de zoonoses, ou seja, doenças infecciosas que podem ser transmitidas para pessoas.
Leia mais
As investigações começaram após denúncias anônimas de ataques de cães a moradores e a outros animais na região. Após a apuração, foi constatado que os cachorros eram mantidos em uma única residência.
Durante a ação, também foram encontradas crianças que dividiam o espaço com os cachorros. A tutora dos bichos foi presa em flagrante e indiciada por maus-tratos. A pena para este tipo de crime pode variar de dois a cinco anos de prisão.
Os animais resgatados receberam atendimento no Hospital Veterinário Público de Brasília e, posteriormente, foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses para os cuidados necessários.