Cinco pessoas são presas por aplicarem golpe bancário de R$ 340 mil em idosa no DF
Criminosos se aram por servidores da Caixa Econômica para ter o a conta da vítima; mandados foram cumpridos em SP
Brasília|Do R7, em Brasília

Cinco pessoas foram presas na madrugada desta quarta-feira (12) suspeitas de aplicar um golpe bancário de R$ 340 mil em uma moradora do Distrito Federal. A Polícia Civil do DF cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Diadema (SP) e Mauá (SP).
Os suspeitos são investigados pelo crime de estelionato, lavagem de dinheiro e receptação.
Veja Mais
Os criminosos, em maio do ano ado, enganaram uma idosa que morava em um condomínio em Sobradinho, e roubaram toda a quantia de sua conta corrente. Eles entraram em contato com a vítima se ando por servidores da Caixa Econômica Federal e informaram que havia ocorrido uma invasão na conta dela.
Os suspeitos disseram que havia uma investigação interna suspeitando de servidores do próprio banco. Eles forneceram um falso número para a idosa entrar em contato e instalaram um “aplicativo de segurança” para rastrear vírus no celular dela.
Durante o período de 23 de maio até 4 de junho, foram feitas diversas transferências da conta corrente da vítima. Os criminosos usavam um vírus do tipo malware para disfarçar links ou aplicativos maliciosos enviados por aplicativo de mensagens. A prática, chamada de phishing, consiste em um link que leva a uma página falsa que imita um site legítimo, como um banco.
Quando a vítima inseriu as credenciais no falso site, os criminosos conseguiram ar os dados e entrar na conta bancária dela para transferir as quantias em dinheiro.