:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Brasil não será quintal de ninguém, diz Lula sobre posicionamento dos EUA

Presidente ressaltou soberania do Brasil em entrevista coletiva na Rússia, após reunião bilateral com Putin

Brasília|Do R7

Lula defendeu soberania do Brasil Ricardo Stuckert/PR - 10.05.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o posicionamento dos Estados Unidos sobre o Brasil e a América Latina serem considerados o “quintal” do país norte-americano.

“O Brasil não é um quintal. É um país livre e soberano, com interesses próprios do seu povo. Nós tratamos os Estados Unidos com muito respeito, porque temos 200 anos de relações diplomáticas, e queremos ser tratados com o mesmo respeito”, afirmou Lula .

A declaração foi feita neste sábado (10), durante coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia, após Lula ser questionado sobre uma afirmação do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, feita em abril. Na ocasião, Hegseth referiu-se à América Latina como o “quintal” dos Estados Unidos.

Leia mais

“O Brasil não quer ser melhor do que ninguém, mas o Brasil não aceita ser pior do que ninguém. O Brasil no mínimo quer ser tratado em igualdade de condições. Então, o Brasil quer ser tratado com muito respeito”, apontou o presidente.


O petista lembrou que o Brasil é muito grande, com 213 milhões de habitantes, “um povo muito generoso” e “ama o seu país”.

“Portanto, o Brasil não será quintal de ninguém, de nenhum país, de nenhum continente. O Brasil será o quintal do Brasil, um país livre e soberano”, reforçou.


Visita à Rússia

Lula participou, na sexta-feira (9), em Moscou, das celebrações pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

As cerimônias incluíram um desfile cívico-militar na Praça Vermelha e uma oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, junto à Muralha do Kremlin, realizadas pela manhã no horário local (madrugada no horário de Brasília).


Após as solenidades, Lula se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, em um encontro bilateral. Em seguida, encontrou-se com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.

O encontro estava previsto para dezembro do ano ado, mas foi adiado devido à internação de Lula, que sofreu uma queda e precisou ar por cirurgia.

O presidente brasileiro está na Rússia desde a tarde de quarta-feira (7). Ele também participou de um jantar com Putin no Grande Palácio do Kremlin, residência oficial do chefe de Estado russo. Eles sentaram-se lado a lado no evento, realizado às 13h de quinta-feira, no horário de Brasília.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.