:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Cresce o número de estudantes com deficiência nas Universidades Brasileiras

Levantamento aponta crescimento, mas inclusão ainda enfrenta desafios significativos

Balanço Geral DF|Do R7

Um levantamento exclusivo do R7 revelou que o número de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras quase triplicou na última década, ando de pouco mais de 10 mil em 2013 para quase 39 mil em 2023. Apesar desse aumento, esses alunos ainda representam menos de 1% do total de matriculados.

Na Universidade de Brasília, a estudante Rebeca Bressan, diagnosticada com transtorno do espectro autista, dislexia e TDAH, relata desafios enfrentados na rotina universitária, como a dificuldade de leitura devido à dislexia. Já Milena, com deficiência múltipla, destacou as melhorias em ibilidade desde sua entrada na universidade.

A UNB conta com uma diretoria de ibilidade que abrange desde o transporte ível até a adaptação de materiais para ar a inclusão de alunos com deficiência. A Lei de Cotas, em vigor desde 2016, tem sido crucial para esse aumento, mas ainda há um longo caminho para garantir plena inclusão e ibilidade no ensino superior.

Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.